MÃE

Sabe Mãe?

Ok, todos nasceram de uma.
E cada qual à sua maneira tem uma história sobre.

Tem aqueles que nem conheceram a sua; aqueles que já a perderam; aqueles que ainda têm o prazer de poder tê-la perto de si; aqueles que brigaram com as suas (seus burros); aqueles que estão longe e, mesmo assim, não conseguem esquecer o cheiro, o toque, o abraço dela; aqueles que são cópias perfeitas dela; aqueles que tem mais de uma (sim, isso é possível, estamos quase em 2011); aqueles que foram adotados de alma e coração por uma; aqueles que formaram família com uma; e aqueles, no caso, aquelas que são Mãe.

Eu agradeço justamente por ter tido, próximo a mim, três grandes mulheres e que souberam ser Mães na plenitude desta palavra.

Primeiramente, a MINHA mãe. Ela é meu porto seguro. Mesmo velho, vou correr pro abraço dela, pro amor incondicional que ela me dá, pras palavras de apoio e mesmo de repreensão, pra imensidão de carinho, humanidade e alegria que ela é… Mais que professora por profissão, é professora na vida. Obrigado, mãe. Não tinha foto nossa aqui pra postar, então os girassóis são uma forma de te homenagear, já que tu adora eles e encheu nossa casa pra todo lado com essas flores amarelas, brilhantes e alegres…

As outras duas são minhas avós. Santana, mãe da minha mãe, uma catarinense (assim como minha mãe) que veio para cá na luta por uma vida melhor, formou família e hoje continua sendo uma guerreira, uma mãe leoa que tudo faz pelos seus dois filhos e, consequentemente, por seus quatro netos. Minha outra avó, Lena, já se foi há quatro anos. Deixou seus cinco filhos, entre os quais meu pai, o mais velho deles e um outro grande exemplo pra mim (tema pra outro post), e sete netos. Mas deixou junto deles tanto dela, apenas coisas boas, principalmente seu bom humor, sua disposição a ajudar sem pedir nada em troca (pô, Vó, puxei a ti aqui, sou bem assim e ser assim dói às vezes…), o carinho, o sorriso, o abraço, o FEIJÃO que nunca mais comi e cuja receita só ela sabia, como tantas outras…

Hoje recebi de uma grande amiga minha o link de um blog chamado “para Francisco”. Um blog escrito por uma mãe. Uma mãe corajosa. Só pelo fato de escrever em meio à dor. Cris, publicitária como esta tal amiga e eu seremos, criou o blog para falar com o filho, Francisco, da vida, do amor, das pequenas vitórias em meio a dor de ter perdido o pai dele, Guilherme, dois meses antes do seu nascimento. A morte do namorado que poderia machucar (e machucou, mas não simplesmente) acabou transformando Cris em uma mãe incrível. E em cada palavra dos seus posts se vê uma sensibilidade tão forte, um amor tão inteiro, uma maternidade latente… Mesmo o blog podendo ser triste, saí feliz da leitura de quase todo ele. É de devorar… É de se emocionar, lacrimejar, quem sabe até chorar… Mas também é de rir, é de pensar, é de se divertir… Só tenho uma certeza: Francisco será um homem incrível, com uma mãe dessas.

Assim como essa minha amiga será, daqui a alguns anos, uma mãe incrível, porque mulher incrível ela já é. Não tenho dúvidas disso… Muito por causa do exemplo que ela teve, eu sei bem…

Então, voltando aos primórdios deste post, só queria dizer que acho que ser Mãe é uma das maiores dádivas e missões do mundo. Obrigado, Mãe, por me proporcionar ser teu filho e cumprir essa missão com tanta maestria. Te amo. 

E ah, sim, não é Dia das Mães, é quase Natal, mas tudo isso é só porque eu queria indicar o “para Francisco”. Hehehehehe. Pronto, acabou.

3 Respostas para “MÃE

    • Oun Xandy! Que bom, de certa forma.

      Espero que tenha gostado e que mesmo que seja triste pra ti, tenha valido pra tu te lembrar de alguém especial…

      Te adoro muito, amigão! Volte sempre!!!!

  1. Lindo o texto. Parabéns Ben!
    P.S.: Vou esperar o post sobre Pais. 29/12 vai fazer 2 anos que perdi o meu, com isso aprendi que a vida de quem partiu reverbera e vive no amor.

    Abraços.

Deixe um comentário

